terça-feira, 31 de maio de 2011

Desvantagens / Vantagens de adotar a Responsabiladade Social e Sustabilidade . / Semelhanças e Diferença entre Responsabilidade Sustabilidade .

 *Desvantagens da Responsabilidade Social :

A responsabilidade social é hoje uma necessidade para as empresas, pois tornou-se uma exigência dos consumidores mais conscientizados.


Ao invés de usar a palavra "desvantagem" creio que o correto seria listar as dificuldades de uma empresa assumir "responsabilidade social".


Repare que o comportamento ético é componente fundamental para o comportamento socialmente responsável. Portanto, se considerarmos que existem desvantagens para uma empresa atuar com responsabilidade social, seria analogicamente, o mesmo que apontar as desvantagens de um cidadão ser honesto.


As dificuldades que as empresas enfrentam é o gasto que envolve para compreensão da responsabildade social. Isto envolve em gastos para contratar consultores para diagnosticar os processos, gastos em treinamento de pessoal etc.


Se a empresa encarar os gastos acima, como custos, terá uma grande dor de cabeça. Porém, se a empresa olhar como investimento, que trará retornos à longo prazo e melhorarão as relações da empresa com as comunidades com as quais se envolve. O investimento será algo prazeroso e bem-sucedido.

Vantagens da Responsabilidade Social :

Questiona-se cada vez mais, o papel da iniciativa privada. Essa discussão ocorre em nível global, nacional, regional e local. diante dos desafios sociais e ambientais do mercado globalizado nos dias atuais, a responsabilidade social vem apresentando como um instrumento de transformação da sociedade. As empresas, que estrategicamente estão voltadas à gestão da responsabilidade social, assumem uma função de relevante interesse social tratando de questões como meio ambiente, educação, saúde e outros. A atividade social da empresa pode ser efetivada por meio do voluntariado de seus profissionais, disponibilização de verbas, doação de produtos ou serviços, no sentido de colaborar a médio e longo prazo. Dar autonomia a essas instituições sociais, não se trata apenas de doar dinheiro, mas de mobilizar a empresa em prol de uma causa. A empresa bem sucedida deve conviver com a comunidade onde atua, pois é nela que encontra empregados, clientes e fornecedores. O exercício da responsabilidade social incorpora na cultura da empresa a busca do bem estar da sociedade, associado ao crescimento da própria organização. Com a prática da responsabilidade social e a sua evidenciação, as empresas adquirem retorno institucional e a valorização da sua imagem, gerando benefícios tanto para ela como para a sociedade.

Vantagens da Sustabilidade : 

A maioria das pequenas e médias empresas ainda não coloca a Responsabilidade Social na lista de suas prioridades. Segundo a consultoria Apoena Social, isso ocorre, pois as empresas associam a implantação de ações
voltadas para a sustentabilidade a um aumento de custos e despesas.
Quando bem planejadas e focadas no negócio, as ações de sustentabilidade podem ser revertidas em lucro para o empresário. As vantagens
advindas dessas iniciativas também geram impactos positivos em se tratando de coletividade. A consultoria Apoena Social dá umas dicas de boas idéias para a implantação de ações de sustentabilidade.
Um exemplo é a substituição das sacolas plásticas por sacolas de papel pelos lojistas e supermercadistas. A sustentabilidade é uma idéia que está cada vez mais dissipada entre as comunidades, por isso uma empresa que tenha o tema em sua agenda permanente só tem pontos a ganhar com seus consumidores e clientes.
 
Desvantagens da Sustabilidade :

Em Breve  *-*
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário